" O papel é um cofre, onde podemos depositar jóias raras, e a caneta, é a chave para este cofre "

Procurei versos nas ruas vazias da minha imaginação.
Procurei sons nos comodos escuros da minha solidão.
Procurei palavras na boca calada, encontrei oração.
E as lágrimas que corriam não era medo nem dor era gratidão!!!!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Artrose atinge mais de 70% das pessoas idosas (Mulheres a partir do 50 anos e homens dos 60)

Exercícios na água associados a outros tratamentos auxiliam na redução das dores em pacientes com doenças reumáticas
Muitas pessoas com mais de 60 anos já sentem os efeitos da osteoartrite, também conhecida como artrose. A artrose é uma doença reumática que incide principalmente nas articulações dos joelhos, coluna, quadril, mãos e dedos e é a mais comum das doenças reumáticas. Mais de 70% das pessoas, acima de 70 anos, têm evidência radiográfica desta doença, mas apenas parte delas desenvolvem sintomas.

Na artrose ocorre o desgaste progressivo da cartilagem das articulações e uma alteração óssea, os chamados ‘bicos de papagaio’.

Segundo o médico ortopedista João Vieira de Campos Filho, a artrose é um processo que causa degeneração das articulações e que normalmente é caracterizado pela presença de dor, redução da mobilidade articular até rigidez, deformidades, claudicação - insuficiência de circulação arterial quando em membros inferiores (quadril, joelho, tornozelo) e como consequência limitação das atividades físicas. “Geralmente afeta as mulheres a partir dos 50 anos e os homens após os 60 anos”, explica o médico.

As causas e origem da doença podem ser hereditárias; mecânicas - que resultam em deformidade dos membros por exercícios repetitivos, impacto, condicionamento e equilíbrio muscular; metabólicos - são alterações metabólicas como osteoporose, gota ou de origem combinada - associação de mais de um tipo de artrose e geralmente surge após a menopausa ou andropausa.

O ortopedista João Vieira explica que o tratamento deve ser iniciado com fisioterapia, hidroterapia e hidroginástica. “Esses exercícios são importantes para aumento ou manutenção de mobilidade e arco de movimento articular”, afirma. De modo geral, os exercícios aeróbicos feitos na água auxiliam no fortalecimento.

Perder peso também auxilia no tratamento da artrose, que pode ser associado a terapia eletromagnética; usos de orteses, “são talas para as mãos e punhos, joelheiras, palmilhas, bem como calçados apropriados”, acrescenta João Vieira.

O uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais são receitados quando necessário pela não regressão da dor. “Há casos em que são indicadas drogas modificados das doenças osteoartríticas; infiltrações articulares com medicação à base de ácido hialurânicos; esteotomias para correção e alinhamento dos membros; artroplastias e até tratamento cirúrgico em casos leves através de artroscopia para lavagem e debridamentos seletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário