" O papel é um cofre, onde podemos depositar jóias raras, e a caneta, é a chave para este cofre "

Procurei versos nas ruas vazias da minha imaginação.
Procurei sons nos comodos escuros da minha solidão.
Procurei palavras na boca calada, encontrei oração.
E as lágrimas que corriam não era medo nem dor era gratidão!!!!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Depressão

O que é a depressão?

Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente.
Como se desenvolve a depressão?
Na depressão como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador.
As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como:
 

Estresse
Estilo de vida
Acontecimentos vitais, tais como crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, entre outros.

Estudo mostra tendência maior de depressão na meia-idade



 A meia-idade é mesmo uma época triste da vida, segundo um estudo com dados de 80 países que mostrou que a depressão atinge mais homens e mulheres na faixa dos 40 anos.
Os pesquisadores britânicos e norte-americanos concluíram que a felicidade segue uma curva em forma de U: a vida começa alegre, depois fica difícil na meia-idade e retoma a felicidade na velhice.
Estudos anteriores tinham mostrado que o bem-estar psicológico permanecia constante ao longo da vida, mas a nova pesquisa, que será publicada na revista Social Science & Medicine, sugere uma trajetória de altos e baixos.
"De modo extraordinariamente regular pelo mundo as pessoas passam por uma curva de felicidade e saúde mental em forma de U ao longo da vida", disse Andrew Oswald, na Universidade Warwick, da Grã-Bretanha, um dos líderes do trabalho, na terça-feira.
Os pesquisadores analisaram dados sobre depressão, níveis de ansiedade e saúde e bem-estar mental de cerca de 2 milhões de pessoas.
Tanto para homens como para mulheres, a probabilidade de depressão cresce e chega ao pico na faixa dos 40 anos -- um padrão observado em 72 países, da Albânia ao Zimbábue --, segundo a pesquisa. "Acontece com homens e mulheres, com gente solteira e gente casada, com ricos e com pobres, com quem tem filhos e com quem não tem", disse Oswald, que escreveu o trabalho junto com David Blanchflower, do Dartmouth College. "Ninguém sabe por que vemos essa uniformidade."
Uma possibilidade, segundo eles, é que nessa faixa etária as pessoas se dão conta de que não conquistaram muitas de suas aspirações. Outro motivo pode ser que, depois de começar a ver seus contemporâneos de meia-idade morrerem, as pessoas passem a valorizar mais os anos que lhes restam, explicando a subida no nível de satisfação.
A boa notícia é que, se as pessoas chegam aos 70 anos em boa forma física, em média são tão felizes e tão saudáveis em termos mentais quanto um jovem de 20 anos.
"Para as pessoas comuns no mundo moderno, a queda na saúde mental e na felicidade aparece devagar, não de repente, num único ano. Só na faixa dos 50 anos as pessoas ressurgem desse período de baixa.
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário